Sistema prisional no Oeste Paulista tem 67 confirmações e cinco mortes de servidores por Covid-19, aponta sindicato


Dados foram divulgados pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp). Região de Presidente Prudente é a mais afetada pelo novo coronavírus. Penitenciária de Lucélia
Reprodução/TV Fronteira
Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) apontou que 67 funcionários penitenciários foram infectados pelo novo coronavírus em presídios na região de Presidente Prudente. De acordo com o sindicato, cinco servidores que atuavam no Oeste Paulista morreram em decorrência da Covid-19.
O levantamento foi realizado a partir de informações fornecidas pela própria categoria e apuradas pela direção do sindicato.
No Estado, são 185 servidores penitenciários infectados e 14 mortos.
De acordo com o Sifuspesp, a morte mais recente é a do policial penal Antônio Dantas, de 60 anos, que trabalhava no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu e faleceu nesta sexta-feira (5), após período de internação em um hospital de Osvaldo Cruz. Ele deixa esposa e três filhos.
No levantamento de dados do sindicato, a região do Oeste Paulista é a mais afetada pelo novo coronavírus.
“O coronavírus segue se alastrando pelo sistema prisional, e tanto a Secretaria de Administração Penitenciária quanto o governador João Doria [PSDB] continuam fazendo vistas grossas, de olhos fechados para a gravidade da situação e sem fornecer os testes rápidos em massa para os trabalhadores e para os detentos. É uma bomba relógio com milhares de vidas em risco”, afirmou Fábio César Ferreira, presidente do Sifuspesp.
De acordo com o Sifuspesp, o sindicato continua travando uma batalha na Justiça, com ação no Ministério Público do Trabalho reivindicando os testes rápidos em massa, como orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS) para a pandemia no ambiente carcerário.
Casos de Covid-19 em penitenciárias do Oeste Paulista
SAP
O G1 solicitou um posicionamento sobre o caso para a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), mas não obteve resposta até o momento desta publicação.
Initial plugin text
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.

By Midia ABC

Veja Também!