1 de 5Higienização no transporte coletivo de Presidente Prudente — Foto: Mariana Padovan/Secom
Higienização no transporte coletivo de Presidente Prudente — Foto: Mariana Padovan/Secom
Os ônibus do transporte coletivo urbano de Presidente Prudente começaram a receber nesta segunda-feira (6) uma nova medida de higienização com o objetivo de diminuir os riscos de transmissão do novo coronavírus.
Conforme um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a concessionária Prudente Urbano e o Ministério Público do Trabalho (MPT), a frota operante passa a receber uma higienização durante o trajeto, com isolamento dos passageiros através do desembarque, e, após a conclusão da limpeza, eles retornam ao veículo.
A medida é fiscalizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) com a presença de agentes públicos.
A ação é feita em três pontos de higienização: na Praça Monsenhor Sarrion, no Terminal Urbano do Centro e no ponto final do Conjunto Habitacional Ana Jacinta.
Segundo a empresa, o objetivo é atingir todos os ônibus em circulação, com equipes de higienização das 8h às 18h.
Os pontos foram sinalizados e receberam recuo para o desembarque de passageiros durante a limpeza.
2 de 5Higienização no transporte coletivo de Presidente Prudente — Foto: Mariana Padovan/Secom
Higienização no transporte coletivo de Presidente Prudente — Foto: Mariana Padovan/Secom
A higienização, que leva de dois a três minutos e utiliza álcool para limpeza de assentos e todos locais de manuseio dos passageiros, passa a ser incluída no protocolo de medidas sanitárias do transporte público, já existente na rotina da empresa.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública, Adauto Lúcio Cardoso, todo sistema de assepsia dos ônibus já vinha sendo feito por determinação de decretos municipais. A nova medida determinada pelo TAC solicita, agora, o isolamento dos passageiros, para que eles desçam e as equipes adentrem os ônibus para realizar a limpeza de forma rápida. Em seguida, os passageiros adentram novamente para o seu destino.
Segundo Cardoso, a Semob fiscaliza a nova medida determinada pelo Ministério Público do Trabalho, para que a empresa de transporte público cumpra o que foi estabelecido no acordo.
3 de 5Higienização no transporte coletivo de Presidente Prudente — Foto: Mariana Padovan/Secom
Higienização no transporte coletivo de Presidente Prudente — Foto: Mariana Padovan/Secom
4 de 5Higienização no transporte coletivo de Presidente Prudente — Foto: Mariana Padovan/Secom
Higienização no transporte coletivo de Presidente Prudente — Foto: Mariana Padovan/Secom
5 de 5Higienização no transporte coletivo de Presidente Prudente — Foto: Mariana Padovan/Secom
Higienização no transporte coletivo de Presidente Prudente — Foto: Mariana Padovan/Secom
