MTST faz nova manifestação contra despejos durante a pandemia do coronavírus em SP


Movimento está a caminho do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Secretaria Estadual da Habitação diz lamentar a manifestação durante o período de pandemia e afirma que sempre se colocou a disposição para dialogar com o grupo. MTST realiza manifestação na Avenida Jorge João Saad, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, nesta quinta-feira (13).
Reprodução/TV Globo
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realiza nesta quinta-feira (13), na região do Morumbi, Zona Sul da capital, uma nova manifestação pedindo o fim dos despejos no estado de São Paulo durante a pandemia do coronavírus.
A marcha começou por volta das 14h, na avenida Jorge João Saad, altura da estação Morumbi do Metrô, Linha Amarela, e segue em caminhada até o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Segundo os organizadores, cerca de 3 mil pessoas participam do ato. A PM não informou o número de participantes. A manifestação acontece depois de uma reunião de lideranças do MTST com representantes do governo de São Paulo, realizada em 5 de agosto, onde foram discutidas a suspensão dos despejos durante a pandemia e a liberação de recursos para a moradia, mas que terminou sem acordo.
MTST realiza manifestação na Avenida Jorge João Saad, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, nesta quinta-feira (13).
Reprodução/TV Globo
O MTST alega que o governo estadual não se comprometeu a paralisar os despejos no estado no período de pandemia.
“No momento em que os trabalhadores estão mais vulneráveis, as autoridades estaduais não se comprometeram a parar os despejos nem a liberar as verbas de moradia que foram congeladas pelo próprio governo neste ano. Vamos retomar as manifestações para pressionar o governo paulista a respeitar os direitos dos trabalhadores”, afirma Josué Rocha, coordenador nacional do MTST.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual da Habitação disse que “lamenta que manifestações sejam realizadas reunindo um grande número de pessoas, num momento em que esse tipo de concentração contraria as orientações das autoridades médicas, que recomendam o distanciamento social como forma de combater a pandemia do coronavírus”.
“A pasta reitera o compromisso assumido em encontro realizado no último dia 5 de agosto, com representantes do MTST, de disponibilizar atendimento habitacional por meio do Programa Nossa Casa Apoio, que prevê parceria com a Caixa Econômica Federal e aporte de subsídios de até R$ 40 mil por família por meio da Agência Casa Paulista. Essa mesma proposta vem sendo apresentada de forma isonômica a outros movimentos de moradias e prefeituras que buscam uma alternativa para produção de moradias populares diante do cenário de restrição orçamentária, cujos recursos prioritariamente estão sendo destinados para combate à pandemia”, afirmou a nota da secretaria.
MTST realiza manifestação na Avenida Jorge João Saad, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, nesta quinta-feira (13).
Acervo pessoal
O Secretário da Habitação, Flávio Amary, reforça na nota que “os dirigentes do MTST não podem desconhecer a permanente disposição dele em atender o grupo, sem necessidade de que promovam manifestações”. Amary diz que “espera que os objetivos políticos das lideranças do MTST não impeçam que se busque o entendimento em favor de soluções reais para suprir o déficit de moradia nos segmentos mais carentes da população”.
Segundo o MTST, foram registradas 4.018 ações de despejo liminar protocoladas entre 20 de março e 20 de maio deste ano no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Íntegra da Secretaria Estadual da Habitação
“A Secretaria Estadual da Habitação lamenta que manifestações sejam realizadas reunindo um grande número de pessoas num momento em que esse tipo de concentração contraria as orientações das autoridades médicas, que recomendam o distanciamento social como forma de combater a pandemia do coronavírus. A pasta reitera o compromisso assumido em encontro realizado no último dia 5 de agosto, com representantes do MTST, de disponibilizar atendimento habitacional por meio do Programa Nossa Casa Apoio, que prevê parceria com a Caixa Econômica Federal e aporte de subsídios de até R$ 40 mil por família por meio da Agência Casa Paulista. Essa mesma proposta vem sendo apresentada de forma isonômica a outros movimentos de moradias e prefeituras que buscam uma alternativa para produção de moradias populares diante do cenário de restrição orçamentária, cujos recursos prioritariamente estão sendo destinados para combate à pandemia. O Secretário da Habitação, Flávio Amary, reforça que os dirigentes do MTST não podem desconhecer sua permanente disposição em atendê-los sempre, sem necessidade de que promovam manifestações para que isso ocorra e espera que os objetivos políticos de suas lideranças não impeçam que se busque o entendimento em favor de soluções reais para suprir o déficit de moradia nos segmentos mais carentes da população”.

By Midia ABC

Veja Também!