Baixada Santista permanece na fase amarela e Vale do Ribeira na zona vermelha do Plano SP

Não houve mudança de fase em nenhuma região do Estado nesta sexta-feira (14). O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (14), que as cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, continuam na fase amarela do Plano São Paulo, o plano estadual de combate ao coronavírus, pela sexta semana seguida. O Vale do Ribeira permanece na fase vermelha, a mais restritiva do Plano. Não houve mudança de fase em nenhuma região do Estado.
O Governo do Estado não divulgou uma nova tabela com os índices epidemiológicos e capacidade hospitalar, como de costume, e nem os índices de evolução da pandemia que são calculados levando em conta os números dos últimos sete dias e dos sete dias anteriores.
A Baixada Santista mudou para a fase amarela no dia 10 de julho e entra na sexta semana seguida nesta situação. Na fase amarela, é permitida a abertura com restrições de restaurantes, salões de beleza e academias.
Já o Vale do Ribeira regrediu para a fase vermelha no dia 31 de julho e entrará na terceira semana na mesma condição, apesar do apelo dos comericantes nos últimos dias. Na fase vermelha, é permitido o funcionamento somente de serviços essenciais.
A próxima atualização programada do Plano São Paulo está prevista para o dia 21 de agosto. Apesar da alteração de fases do Plano São Paulo acontecer a cada 2 semanas, segundo a gestão estadual, mudanças para fases mais restritivas podem ocorrer a qualquer momento.
Plano São Paulo
Denominado Plano São Paulo, o governo estadual apresentou um plano de flexibilização progressiva que prevê cinco etapas. As regiões do estado foram classificadas em fases por cor, de acordo com os critérios definidos pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para o Coronavírus.
Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região. A cada 15 dias a região poderá se mover para fases menos restritivas. As fases poderão regredir conforme os indicadores sofram alterações.
Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
Fase 5, azul: “normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene

By Midia ABC

Veja Também!