
Prefeitura decidiu endurecer regras por conta da ocupação de leitos e número de casos e mortes por coronavírus. Fernando Cunha gravou um vídeo para falar sobre a decisão de Olímpia
Reprodução/Facebook
Após o município de Olímpia (SP) avançar à fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de flexibilização das atividades econômicas, a prefeitura publicou novo decreto adotando medidas mais restritivas e pena rígidas.
De acordo com o documento, que foi publicado neste sábado (22), lanchonetes, padarias e outros meios de alimentação estão autorizados a abrir desde que funcionem até as 22h.
Os estabelecimentos precisam seguir regras, como limite de duas pessoas para cada mesa, podendo ser aglutinada mais uma mesa com duas pessoas; distanciamento de dois metros entre mesas; utilização de condimentos individuais e talheres descartáveis ou devidamente higienizados; e som apenas ambiente.
Restaurantes com sistema self-service devem estabelecer funcionários específicos para servir os clientes.
O uso de máscara é obrigatório para todos, sendo permitida apenas a retirada para consumo de bebidas e alimentos. Todas as medidas se estendem também aos restaurantes de clubes sociais, centros de compras e pesque-pague.
Segundo o decreto, a mudança mais rígida será para bares e estabelecimentos cuja atividade preponderante é a venda de bebidas alcoólicas que continuam com o consumo no local vedado, sendo permitido apenas o funcionamento interno para delivery ou drive-thru, e devendo encerrar suas atividades diariamente às 20h30.
Os demais comércios devem manter as regras e cuidados em relação à capacidade interna de atendimento presencial e disponibilização de álcool em gel e informações sobre a Covid-19.
Estabelecimentos de práticas esportivas, bem como atividades do ramo de estética e beleza também devem respeitar as medidas específicas recomendadas de atendimento agendado, com redução da capacidade, uso de máscara e higienização.
Bebidas alcoólicas
A Prefeitura de Olímpia também proibiu o consumo de bebida alcoólica em vias e espaços públicos, incluindo praças, sob pena de multa de R$ 100,00 por pessoa. A multa pelo não uso da máscara nos termos vigentes também passou de R$ 30,00 para R$ 100,00.
Além disso, as penalidades não incluem mais advertência, sendo que os estabelecimentos e serviços que descumprirem as medidas estabelecidas estão diretamente sujeitos a multa ou cassação do alvará de funcionamento, sendo que as penas já aplicadas até o presente momento, continuam valendo para fins de reincidência.
Olímpia avançou à fase 3 (amarela) por conta da capacidade de leitos hospitalares na região. No entanto, considerando a alta no número de casos positivos e a quantidade de óbitos registrados, a prefeitura decidiu adotar a retomada com medidas mais restritivas para conter o avanço do contágio no município, que contabiliza 33 óbitos e 1.472 casos confirmados.
Veja mais notícias da região em G1 Rio Preto e Araçatuba
Olímpia adota medidas mais restritivas após avançar à fase amarela do Plano SP
