Reabertura de agência do INSS é adiada e gera revolta entre beneficiários do Alto Tietê: ‘Isso é uma tortura’


Serviço, que retomou as atividades em parte do país nesta segunda (14), foi suspenso após decisão judicial. Decisão judicial impede retomada das atividades nas agências do INSS em São Paulo
Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram surpreendidos ao buscar atendimento na agência de Mogi das Cruzes nesta segunda-feira (14).
O serviço, que retomou as atividades em boa parte do país, foi impedido de retornar no estado de São Paulo após uma decisão judicial.
Médicos não retornam, e perícias agendadas no INSS são suspensas
O sindicato estadual dos trabalhadores do INSS foi quem entrou com ação pedindo a suspensão da reabertura e a manutenção do trabalho remoto. Sem saber da decisão, moradores do Alto Tietê formaram fila e fizeram críticas ao adiamento.
Reabertura de agência do INSS é adiada e gera revolta entre beneficiários do Alto Tietê
Reprodução/TV Diário
Antes das 6h, Maria das Graças Gomes da Silva já estava na porta da agência do INSS em Mogi. Primeira a chegar, ela conta que o benefício da aposentadoria, que já recebe há vários anos, foi suspenso. Por isso, precisava da perícia médica.
“Isso é uma tortura. O que o INSS está fazendo é uma tortura. Não tem explicação, não tem motivo. Não tem nada. Tanto no 135 [telefone], quanto na própria agência. Não tem também”, comenta.
Indignada, a Maria das Graças gravou um vídeo com o celular logo que chegou à unidade (assista acima). Nas imagens a beneficiária afirma que “capangas do INSS” estavam na porta da unidade. Ela também registrou uma ambulância.
O eletricista de automóveis David Guimarães Alves da Silva também chegou cedo, pois acreditava que conseguiria o benefício da pensão por morte do pai. Ele conta que já entrou em contato pelo telefone 135 e também pelo aplicativo ‘Meu INSS’, mas nada resolve.
“Nós tentamos fazer de tudo para conseguir informação, mas não temos informação nenhuma. Toda vez que nós viemos aqui está fechado. É a sétima vez que adia isso. Minha mãe, infelizmente, é viúva agora porque meu pai faleceu. Eu não consigo fazer essa transferência do benefício para ela. Já vai fazer seis meses isso. Ela precisa disso”, desabafa.
O INSS confirmou em nota que, por causa de uma decisão da Justiça, a reabertura das agências do INSS no estado foi adiada e não tem uma nova data definida.
A nota diz também que os segurados que tinham agendado atendimento devem desconsiderar e tentar novamente pelo telefone ou pelo aplicativo. Por fim, o INSS afirma que vai recorrer da decisão e espera que a justiça entenda o caráter essencial do serviço.
“Tanto que toda vez que eles falam que vão abrir aqui fica sempre cheio. Acaba todo mundo voltando, porque não consegue nem pelo 135, nem pela internet”, afirma Silva.
“Isso se torna uma tortura, porque você tenta vir, tenta resolver, pega os documentos e não consegue resolver de maneira nenhuma”, conclui o eletricista.
O Diário TV também pediu uma posição para o INSS sobre mais esse adiamento na reabertura das agências e sobre os problemas enfrentados pelos beneficiários para acessar os canais de atendimento, mas não teve resposta.

By Midia ABC

Veja Também!