Água começou a baixar há aproximadamente quatro meses. Lagoa em Cardoso seca aos poucos pela falta de chuva
A lagoa Hygino Zampronha, considerada um dos cartões postais de Cardoso (SP), está secando por conta da longa estiagem que atinge a região noroeste paulista. Uma foto mostra o antes e depois (veja abaixo).
Segundo os moradores, a água começou a recuar há aproximadamente quatro meses. Consequentemente, o solo ficou completamente seco, com marcas de rachaduras.
“Eu conheço Cardoso há mais de 40 anos. Nunca vi desse jeito. É muito triste ver a seca”, diz o aposentado, Antônio Luís Carvalho.
Lagoa começa a secar em Castilho
Reprodução/TV TEM
A lagoa Hygino Zampronha não é de abastecimento, mas armazena água da chuva que chega por meio das redes de escoamento.
De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, existe uma mina de água e, por isso, a lagoa ainda não secou totalmente.
“Estamos com medo de secar. Ainda não vemos mortandade, mas estamos com medo de começar a morrer peixes por falta de oxigênio. Ainda tem mais ou menos um metro de profundidade”, afirma Levi Francisco dos Santos, diretor da secretaria de Meio Ambiente de Cardoso.
Veja mais notícias da região em G1 Rio Preto e Araçatuba
Lagoa seca por causa da longa estiagem em Cardoso; veja o antes e depois
