Academias de São Carlos podem reabrir e definir próprio horário a partir desta terça-feira


Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus aprovou que estabelecimentos escolham os horários de atendimento, desde que as seis horas diárias estejam distribuídas entre 6h e 22h. Academias de São Carlos podem reabrir e definir próprio horário a partir desta terça-feira
Ana Clara Marinho/TV Globo
O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos (SP) anunciou a reabertura das academias da cidade a partir desta terça-feira (28).
A decisão também define que cada estabelecimento poderá estipular o seu horário, desde que as seis horas diárias estejam distribuídas entre 6h e 22h.
Na sexta-feira (24), São Carlos e outras 15 cidades da área de cobertura da EPTV Central, afiliada da TV Globo, avançaram para a fase amarela na 8ª atualização do Plano São Paulo. Com isso, os municípios podem consentir a abertura de academias com capacidade limitada em 30% e agendamento prévio.
Acordo
De acordo com a prefeitura, o comitê se reuniu na manhã desta terça com representantes de diversas academias da cidade no auditório do Paço Municipal para debater a reabertura.
A proposta inicial era que as academias funcionassem das 12h às 18h, mas os proprietários dos estabelecimentos alegaram que o horário não atendia ao público que frequenta academias e, por isso, solicitaram uma flexibilização com turnos intercalados.
Após a discussão e sugestões passadas por membros do comitê ficou acertado que cada academia poderá definir o seu horário, desde que respeite os protocolos sanitários e expediente diário de 6 horas de acordo com a fase amarela.
Marcações para o distanciamento social em academia
Reprodução/TV Globo
Exigências
De acordo com o secretário de Comunicação, Mateus de Aquino, a exigência da prefeitura é que todos os proprietários entrem no site oficial do Coronavírus São Carlos, preencham os horários de funcionamento por turno e assinem o Termo de Responsabilidade.
“Na verdade entendemos que os intervalos no atendimento vão possibilitar uma higienização maior dos espaços utilizados”, disse.
As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos:
Disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos;
Os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os clientes;
O acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados;
Manter todas as áreas ventiladas;
O distanciamento entre as pessoas de no mínimo 1,5 metros.

By Ellena Gomes

Veja Também!