Todas as 39 cidades da região Metropolitana não pretendem reabrir as escolas municipais. Cento e vinte dos 645 municípios paulistas devem abrir escolas na terça-feira (8)
Um balanço realizado pela Secretaria Estadual de Educação aponta que apenas 120 dos 645 municípios paulistas devem abrir as escolas na terça-feira (8). Todas as 39 cidades da região Metropolitana não pretendem reabrir as escolas municipais, mas nem todas decidiram como ficam as escolas estaduais e particulares. No começo da semana 107 cidades iriam reabrir as escolas.
Na próxima terça-feira, as escolas reabrirão com atividades não curriculares e um máximo de 20% dos alunos. No dia 7 de outubro recomeçarão as aulas com conteúdo normal. Cada cidade vai decidir se está preparada ou não para reabrir as suas escolas.
As regras para a reabertura foram publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (1°) e governo anunciou que pagará adicional aos professores da rede pública que voltarem a trabalhar presencialmente. As aulas regulares devem continuar pela internet, no ensino à distância.
A secretaria também divulgou quais séries terão o retorno prioritário no estado de SP:
1º e 2º anos do Ensino Fundamental, que é o período de alfabetização;
5º e 9º anos do Ensino Fundamental;
3ª série do Ensino Médio
“Lembrando que tem que ter 28 dias consecutivos amarelos na região para poder ser autorizado. E, lógico, observando sempre as questões sanitárias locais, a saúde em primeiro local, em primeiro lugar”, disse Rossieli Soares, secretário estadual de educação de São Paulo.
A Prefeitura de São Paulo disse que não vai reabrir escolas na terça-feira e a decisão de reabertura depende de exames de sangue dos alunos, por isso, vai incluir os alunos da rede estadual e particular na terceira etapa do inquérito sorológico, que vai mapear crianças de 4 a 14 anos.
Edson Aparecido, secretário municipal de educação, disse que “a coleta é feita junto com uma pesquisa. Nós iremos ter até a próxima quinta-feira toda coleta feita, todos os números tabulados para divulgação no início da próxima semana.”
O estado, os municípios e todas as famílias têm uma decisão difícil a tomar. De um lado, voltar à escola nesse momento e gerar um maior risco de contaminação pelo coronavírus. Por outro lado, cada dia longe das salas de ula representa mais prejuízo na formação das crianças e adolescentes.
Os meses de quarentena já mostraram que o aproveitamento à distância depende muito da classe social do aluno. Agora, com escolas reabrindo em algumas cidades e continuando fechadas em outras, essa desigualdade pode aumentar.
Fernando Cássio, professor de políticas educacionais da UFABC, disse que “imagine São Caetano do Sul é um município colado com São Paulo e logo no bairro vizinho você eventualmente vai ter escolas abertas e no outro bairro vai ter escolas fechadas públicas, privadas e de todos os tipos. Então a gente está falando de novas desigualdades, são novas camadas de desigualdade que vão aparecendo.”
Initial plugin text
Apenas 120 dos 645 municípios de SP devem reabrir escolas para atividades de reforço em 8 de setembro
