
Eixo SP informou que as empresas responsáveis pelas obras foram contratadas e estão realizando a seleção de mão de obra para início das construções dos pontos de cobrança. Trecho recuperado da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), após concessão
Divulgação/ Eixo SP
Terá início em 2021 a cobrança de pedágio nas três novas praças que serão instaladas em rodovias da região de Piracicaba (SP). Os valores que serão praticados, no entanto, ainda não foram definidos. As informações são da Eixo SP, concessionária que assumiu os trechos em junho.
Na região estão previstas praças de pedágio nos seguintes trechos:
Km 183,3 (São Pedro) da SP-304 (Rodovia Geraldo de Barros)
Km 210,8 (São Pedro) da SP-304 (Rodovia Geraldo de Barros)
Km 182 (Piracicaba) da SP-308 (Rodovia Hermínio Petrin)
A Eixo SP informou que as empresas responsáveis pelas obras nas duas estradas foram contratadas e estão realizando a seleção de mão de obra e tomando outras providências para início das construções das praças.
O prazo para conclusão, de acordo com o contrato de concessão, é o ano de 2021 sendo este também o período de início da cobrança tarifária.
“Antes disso, neste primeiro ano de concessão, a Eixo-SP realiza uma série de melhorias no trecho, de acordo com o Programa Intensivo Inicial (PII), que envolve obras de pavimentação, drenagem, melhorias estruturais, adequação de sinalização, dentre outras ações”, informou.
As tarifas serão definidas de acordo com o contrato de concessão, pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Moradores durante protesto contra instalação de praça de pedágio na SP-308 em Piracicaba, em fevereiro
Talita Nonato/EPTV
Mudança de local
Em junho, a Artesp confirmou a mudança da praça de pedágio prevista para o quilômetro 180 da Rodovia Hermínio Petrin (SP-308), em Piracicaba (SP), para o quilômetro 182.
A instalação do ponto de cobrança no quilômetro 180, previsto em um pacote de concessão de 1,2 mil quilômetros de rodovias do estado, gerou dois protestos de moradores dos bairros Santana e Santa Olímpia, em janeiro e em fevereiro, que teriam de usar uma estrada de terra ou pagar pedágio para chegar à região central da cidade.
Segundo a Artesp, a viabilidade da mudança do local de instalação foi comprovada em um novo estudo técnico, que foi anunciado em maio.
Moradores usaram faixas e cantaram contra instalação de pedágio em Piracicaba em 15 de janeiro
Rodrigo Pereira/ G1 Piracicaba
Duplicações e anéis viários a partir de 2022
A primeira fase de obras de duplicações e criação de anéis viários nas nos trechos concedidos está prevista para ocorrer entre 2022 e 2025.
A concessionária informou que já deu início a obras emergenciais no pavimento. Na região, estão previstas duplicações ou criação de contornos em quatro trechos:
SP-304 | Duplicações | km 199,5 (São Pedro) ao km 225,5 (Santa Maria da Serra)
SP-308 | Duplicações | km 173,5 (Piracicaba) ao km 194 (Charqueada)
SP-304 | Contorno de Piracicaba (km 0 ao km 14,5)
SP-304 | Contorno de Águas de São Pedro (km 0 ao km 16,5)
Carreta atravessa trecho esburacado da Rodovia SP-308 que foi concedido à iniciativa privada, em Piracicaba
Edijan Del Santo/ EPTV
Megaleilão
Os trechos da SP-308 e SP-304 estão incluídos no lote do megaleilão de rodovias que o governo do Estado de São Paulo realizou no último dia 8 de janeiro.
Trata-se da maior malha rodoviária já licitada em um único lote no país. No total, serão concedidos à iniciativa privada 1.273 quilômetros de rodovias entre as cidades de Piracicaba e Panorama, o chamado pacote “Pipa”.
O que o edital prevê:
Concessão durante 30 anos para 14 rodovias que cortam 62 municípios do estado e que hoje são administradas pelo DER (48 trechos) e pela Centrovias (nove trechos);
Investimento da empresa vencedora no valor de R$ 14 bilhões em obras nas estradas do pacote;
Do montante de investimento, R$ 1,5 bilhão devem ser feitos nos dois primeiros anos;
A construção de 600 km de duplicação e novas vias;
Criação de 16 novas praças de pedágios
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba
