
Durante o mês 9.004 pessoas pegaram a doença e 165 morreram, segundo levantamento feito pelo G1 com as prefeituras. Queda de casos foi de 9,9% e de mortes de 14,9%. coronavírus
Giphy
Houve queda nos números de casos e mortes de Covid-19 em setembro nas 42 cidades da área de cobertura do G1 São Carlos e Araraquara. O levantamento foi feito pela reportagem do G1 com base nos dados das prefeituras.
Foram registrados 9.004 novos casos da doença. O número representa uma queda de 9,9% em relação a agosto (veja gráfico abaixo).
Ao longo do mês, 165 pessoas morreram da doença. A queda no número de óbitos é de 14,9% em relação a agosto.
É o segundo mês de queda. Agosto apresentou uma redução de 3,8% em relação a julho, que foi o mês com mais registros.
No acumulado, a região registrou 34.774 casos e 672 mortes desde o início da pandemia. Deste total, 24,55% das mortes e 25,9% dos casos foram em setembro.
Rio Claro está entre as cidades que registraram queda. O município que é o campeão de casos e mortes em toda a região, teve 44,8% menos casos em setembro comparado com agosto.
Outros 24 municípios registraram queda de casos. Motuca confirmou apenas um caso em todo mês de setembro, o que repercutiu em uma redução de 92,3% no número de infectados. Outras cidades que também tiveram quedas expressivas foram Santa Cruz das Palmeiras e Trabiju (veja tabela abaixo).
Municípios que tiveram queda no número de casos de Covid-19
Alta de casos
Dezessete cidades, porém, registraram aumento de casos. É a situação de Santa Cruz da Conceição que teve um aumento de 235% com 40 casos em setembro a mais do que em agosto (veja tabela abaixo). Itirapina teve um aumento de 144,8%. Segundo a prefeitura, a alta se deve a testagem da população carcerária das duas penitenciárias do município.
Entre as cidades com grande número de casos, Araras que teve um salto de 36,4% no registro de infectados, com 1.362, em setembro contra 866, em agosto. Já o número de mortes caiu quase que na mesma proporção de 20 para 13 (35%).
Cidades que tiveram aumento nos casos de Covid-19 em setembro
Mortes
Algumas cidades registraram o maior número de mortes em um mês desde o início da pandemia. É o caso de Araraquara, que registrou, em setembro, 17 óbitos, o que o que corresponde a 36,2% das 47 mortes causadas pela doença no município.
Em Vargem Grande do Sul 69,2% das mortes por Covid-19 ocorreram em setembro, quando 9 faleceram pela doença. O município tem, ao todo, 13 mortes.
Águas da Prata, que tinha registrado apenas um óbito relacionado à doença em maio, neste mês teve três. Mococa teve 9 das 23 mortes em setembro, o que representa 39,1% de todos os óbitos pela doença na cidade.
Em São João da Boa Vista houve 7 mortes em setembro, o que representa 36,8% das 19 mortes registradas na cidade por Covid-19. Em São José do Rio Pardo foram 8 mortes, o que significa 34,8% das 23 mortes pela doença desde o início da pandemia.
Situação da Covid-19 nas cidades da região de São Carlos até setembro
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.
Covid-19: Região tem queda de casos e mortes em setembro
