CPTM divulga resultado de chamamento público para reforma e ampliação de estações em Mogi


Chamamento selecionou empresa que ficará responsável pela elaboração do anteprojeto, necessário para futuro processo de licitação. Obras de modernização da Estação Mogi das Cruzes foram prometidas em 2012 e, até o ano passado, não havia previsão de início. Estação da CPTM de Mogi das Cruzes
Maiara Barbosa/G1
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou no Diário Oficial desta terça-feira (18) o resultado do chamamento público para o fornecimento de um anteprojeto para a reforma e ampliação de três estações da Linha 11-Coral em Mogi das Cruzes. Uma empresa foi selecionada para apresentar o documento, que será utilizado em um futuro processo de licitação.
As estações que devem integrar o anteprojeto são as de Jundiapeba, Estudantes, além da Mogi das Cruzes, para a qual, em 2012, o Governo do Estado de São Paulo prometeu a realização de obras de modernização. Até o começo do ano passado, o trabalho seguia em projeto, mas sem previsão de início.
De acordo com a CPTM, a única empresa escolhida por meio do chamamento foi a FH1 – Participações e Empreendimentos Imobiliários LTDA., com a responsabilidade técnica de Ciro Pirondi Arquitetos Associados S/S LTDA., que cumpriu todos os requisitos estipulados pela CPTM. Outras três estavam aptas a apresentar os documentos, mas, segundo a estatal, não o fizeram no período estipulado e foram eliminadas do processo.
O anteprojeto apresentado poderá ser utilizado parcial ou totalmente para o futuro processo de licitação de concessão para exploração comercial das três estações para a iniciativa privada. O edital deve ser publicado até o final de 2020. De acordo com a Companhia, a FH1 ainda poderá participar do processo de licitação amplo junto a outras concorrentes.
Estação Mogi das Cruzes
O projeto de modernização da Estação Mogi das Cruzes da CPTM existe desde 2013, quando técnicos da Prefeitura e da Companhia concluíram o estudo de construção da nova estação, que incluía ainda a abertura dos túneis no Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio, etapa já entregue pela administração municipal.
Após questionamento do G1, em 2019, a CPTM informou que desde 2014 aguardava recursos prometidos pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, para a reconstrução da Estação Mogi das Cruzes, e somente em dezembro de 2016, a União descartou o envio da verba.
Neste meio tempo, o Ministério Público recomendou a acessibilidade nas estações da companhia. Diante da negativa do Governo Federal sobre o repasse, a CPTM iniciou as obras de acessibilidade nas estações do Alto Tietê, com a implantação de itens como rampas, piso tátil e sanitário exclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Entre as promessas para a modernização, estava a implantação de um novo prédio com arquitetura moderna, infraestrutura de ponta, deslocado entre 60 e 150 metros a oeste da estação atual, para ser interligada ao Terminal Central por meio de uma passarela, além de um bicicletário.
Também estava prevista a construção de uma plataforma central com 190 metros de extensão e mezanino superior. Além disso, o projeto contemplaria assentos na plataforma, banheiros públicos comuns e sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, escadas rolantes e outros itens de acessibilidade.

By Midia ABC

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