Empregabilidade e salário têm relação com qualificação profissional


Pesquisa do Instituto Semesp aponta melhores oportunidades para quem tem formação profissional e continua se especializando Universidade do oeste paulista oferta mais de 50 cursos presenciais e que neste momento ocorrem no sistema presencial remoto
Divulgação
Analista de sistemas Evandro Lustre retorna à universidade pra fazer pós-graduação
Cedida
Uma pesquisa divulgada este ano pelo Semesp, organização que representa instituições de ensino superior em todo o Brasil, aponta uma relação muito forte entre a formação profissional e a empregabilidade. Dentre vários dados relevantes, está o de que quem possui formação superior tem 54% menos chance de ficar desempregado, em relação aos que possuem ensino médio ou fundamental completo. A remuneração também é melhor conforme este profissional vai se capacitando em uma pós-graduação.
Léia Batista dos Santos procurou a Unoeste, universidade que tem dois campi em Presidente Prudente, por indicação de colegas de profissão. Ela acredita que por ser uma universidade de renome, prestigiada no país e capaz de ajudar abrir caminhos para estagiar na área escolhida, poderá proporcionar importantes contatos com outros profissionais. Com a família em Andradina (SP) e radicada em Três Lagoas (MS), a fisioterapeuta começa agora a especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória.
No Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, com mais de 180 leitos, Léia trabalha como contratada e presta serviços no hospital da Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems). Mesmo em Três Lagoas, outras perspectivas se abrem para quem está começando a construir carreira, especialmente na saúde aos especialistas.
Curso na área de informática
O perito criminal Evandro Luís Lustre está em Curitiba (PR). Trabalha para a Perícia Científica e aguarda transferência para Paranavaí (PR), visando encurtar a distância de sua família, em Álvares Machado (SP), de 560 para 202 km. Analista de sistemas, com sua formação iniciada na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste) e concluída em Maringá (PR), onde foi trabalhar, Lustre havia iniciado e trancado matrícula na especialização em Segurança da Informação.
Quando começou a pós, estava trabalhando em São Paulo, na Empresa Brasileira de Telecomunicações (S/A-Embratel). Antes faltava produzir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), porém, como agora passou a ser opcional, irá fazer algumas disciplinas adicionadas na matriz curricular. Brevemente terá que viajar a cada 15 dias para fazer o curso, sendo que no momento faz o presencial remoto, por conta da pandemia do coronavírus.
Curso na área da saúde
Egressa da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), Taciana Casa Nova Cola optou pela especialização em Geriatria. Seu interesse é agregar potencial de atendimento aos usuários do Posto de Saúde do Jardim Morada do Sol, em Presidente Venceslau (SP), onde atua como médica concursada. Também trabalha em um Centro de Medicina e Fisioterapia, na mesma cidade.
Taciana conta que optou pela pós em Geriatria para evoluir e por trabalhar predominantemente com pessoas idosas. Essa é a sua segunda especialização. A primeira foi em Neurologia, feita em São Paulo. Comenta que está buscando um complemento para poder lidar com diferentes problemas de saúde, em busca de resolver o máximo possível no atendimento a cada paciente. Elogiou a inciativa da Unoeste em dar desconto na matrícula, dizendo ser oportuna neste momento de várias dificuldades.
Desconto nos cursos
Está em andamento uma campanha que oferece desconto de 40% nos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela Unoeste. Essa condição especial de pagamento irá até 10 de junho, conforme anuncia o coordenador Dr. Marco Antonio Catussi Paschoalotto. Novos matriculados mostram-se entusiasmados pela iniciativa, vista como reforço ao estímulo de estudar em uma das melhores universidades do Brasil e poder ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.
De acordo com Paschoalotto, a ideia é de realmente compreender a dificuldade de quem busca se manter no mercado ou está em busca de oportunidade, possibilitando grande desconto no ingresso na pós. O desconto de 40% na matrícula é ofertado em mais de 50 cursos presenciais e que neste momento ocorrem no sistema presencial remoto, com as atividades online e acompanhamento de professores em tempo real.
Acesse ao vídeo da Pós-graduação Unoeste:

By Midia ABC

Veja Também!