Média móvel estava em tendência de queda no estado desde a semana passada, segundo critério de especialistas. Com aumento de novos registros após o feriado prolongado, no entanto, tendência voltou à estabilidade. Médicos trabalham na recuperação de pacientes internados com coronavírus na UTI do hospital Emílio Ribas, região central de São Paulo
Bruno Rocha/Estadão Conteúdo
A média diária de mortes por coronavírus no estado de São Paulo voltou à tendência de estabilidade nesta segunda-feira (14), após uma semana com tendência de queda, segundo critério de especialistas. Os novos registros voltaram a subir levemente após queda observada durante o feriado prolongado de 7 de setembro.
Foram registradas 36 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas nesta segunda, chegando ao total de 32.642 desde o início da pandemia. Os novos registros diários não significam, necessariamente, que as mortes ocorreram de um dia para o outro, mas sim que foram notificadas no sistema nesse período. Aos finais de semana e segundas-feiras os registros costumam ser menores devido ao atraso nas notificações.
A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias e minimiza as diferenças das notificações, é de 181 óbitos por dia nesta sexta. A variação foi de -14% em comparação ao valor registrado há 14 dias, o que para os especialistas indica tendência de estabilidade. Como o cálculo da média móvel leva em conta um período maior, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.
O valor da média móvel diária voltou a ficar acima de 180 mortes após seis dias seguidos com valores abaixo de 170.
O estado de São Paulo estava com tendência de queda nos novos registros de mortes desde a última terça-feira (8), mas agora voltou à estabilidade. Antes disso, o estado permaneceu por mais de três meses ininterruptos com a média diária de mortes acima de 200 por dia, o chamado platô de estabilidade no ponto mais alto da curva epidemiológica.
Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, também foram registrados nesta segunda 1.092 novos casos confirmados de Covid-19, levando o total para 893.349. A média móvel de casos diários é de 5.146 nesta segunda.
O número de casos inclui todos os resultados positivos em exames laboratoriais, tanto os do tipo sorológico, que verifica apenas a presença de anticorpos, quanto os que analisam a presença do vírus no organismo no momento – o chamado exame RT-PCR.
Veja os novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:
36 novas mortes
1.092 novos casos
Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:
32.642 mortes
893.349 casos confirmados
Semana epidemiológicas
Embora a tendência da média móvel de novas mortes tenham voltado à estabilidade, a gestão estadual considera que a pandemia está controlada no estado. O governador João Doria (PSDB) destacou que pela quinta semana epidemiológica seguida os valores de óbitos foram menores do que os das semanas anteriores.
Na semana entre 6 e 12 de setembro foram contabilizadas 1.254 mortes por Covid-19 no estado, valor 8% menor do que as 1.369 confirmadas entre 30 de agosto e 5 de setembro. (Veja as semanas epidemiológicas na tabela abaixo)
“O estado de São Paulo conclui a quinta semana consecutiva em queda de óbitos pela primeira vez desde o início da pandemia. Houve uma queda de 8% no número de óbitos da semana entre os dias 6 e 12 de setembro. As internações também caíram em 8%, com isso fechamos a 8° semana de queda nas internações. São números que voltam a comprovar a queda sólida nos indicadores, mas isso não significa relaxamento nas medidas da quarentena. Deveremos permanecer em quarentena até a chagada da vacina”, disse Doria nesta segunda.
Internações e UTI
O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 no estado nesta segunda caiu para 10.252, sendo 5.826 em enfermaria e 4.426 em unidades de terapia intensiva (UTI). No domingo, eram 10.512, sendo 5.990 em enfermaria e 4.522 em unidades de terapia intensiva (UTI).
A taxa de ocupação dos leitos das UTIs caiu para 51,1% no estado e 50,8% na Grande São Paulo. No domingo, os indicadores eram de 51,6% no estado e 51,4% na Grande São Paulo.
Ainda segundo a Secretaria Estadual da Saúde, 751.811 pessoas estão recuperadas da Covid-19, sendo que 99.272 foram internadas e tiveram alta hospitalar.
Veja mais reportagens sobre a Covid-19:
Initial plugin text
Estado de SP tem média diária de 181 óbitos por coronavírus nesta segunda e tendência volta à estabilidade
