
Após nove anos, os Estados Unidos mandaram astronautas ao espaço nesta tarde. O feito aconteceu às 16h22 deste sábado (30) com o lançamento da cápsula tripulada da empresa SpaceX, de Cabo Canaveral, na Flórida, onde fica o Centro Espacial Kennedy e uma Base da Força Aérea norte-americana.
É o primeiro voo tripulado à órbita da Terra realizado por uma empresa privada. A cápsula, batizada de Crew Dragon, foi desenvolvida pela SpaceX, do empresário Elon Musk.
O lançamento estava previsto para acontecer nesta quarta, mas foi adiado devido ao mau tempo. Neste sábado, no entanto, o clima favoreceu o lançamento e os dois astronautas veteranos da Nasa Doug Hurley e Bob Behnken e estão a caminho da órbita terrestre.
A viagem tem previsão de duração de 17 horas e os astronautas deverão chegar à Estação Espacial Internacional (ISS), onde serão recebidos por dois russos e um norte-americano.
A última vez que os Estados Unidos mandaram astronautas à ISS foi em 2011. A cápsula Crew Dragon, segundo a Space X, tem capacidade para 4 a 7 tripulantes e pouco mais de 9, m3 e volume de cargo de até 37m3. A Crew Dragon foi lançada ao espaço com o foguete Falcon 9, criado pela empresa de Musk.
Assista ao momento do lançamento do foguete Falcon 9, da SpaceX:
Liftoff! pic.twitter.com/DRBfdUM7JA
— SpaceX (@SpaceX) May 30, 2020
Main engine cutoff
Second stage separation@AstroBehnken and @Astro_Doug are heading into orbit.#LaunchAmerica pic.twitter.com/ed6LTUV63d
— NASA (@NASA) May 30, 2020