Tio relata que somente na quinta-feira (17) foram quatro ligações com informações que não procediam. Wesley, de 13 anos, está desaparecido desde o final de agosto. Sem saber o paradeiro de Wesley Pires Alves Filho, familiares do jovem de 13 anos de Franca (SP) afirmam que denúncias falsas têm atrapalhado as buscas e aumentado o sofrimento. De acordo com o tio do adolescente desaparecido há 20 dias, Márcio Pires, somente na quinta-feira (17) foram quatro ligações com informações erradas.
“Essas fakes que estão acontecendo. Só ontem [quinta-feira] foram quatro. A gente sai de Franca correndo e chega lá é tudo mentira. Eu gostaria de pedir para as pessoas que estão acompanhando o caso: tenha misericórdia da gente, nós não estamos brincando”, afirma.
Wesley desapareceu no dia 28 de agosto após sair de casa, no Jardim Aeroporto I, depois de dizer à família que ia a um varejão. Câmeras de segurança registraram o garoto ainda em Franca e também na Rodovia Engenheiro Ronan Rocha (SP-345).
A Polícia Civil investiga o caso e já ouviu testemunhas. Elas disseram que viram o garoto nas imediações do Terminal Rodoviário e Ribeirão Preto (SP) e no Mercadão Municipal, no Centro da cidade.
Um motorista, que segundo as autoridades, deu carona ao adolescente, afirmou que o encontrou em más condições antes levá-lo de Serrana (SP) a Ribeirão Preto em uma van.
Wesley Pires Alves Filho, de 13 anos, desapareceu em Franca, SP
Arquivo pessoal/Divulgação
‘Não é coisa que se faça’
A família faz buscas há mais de duas semanas e já esteve em diferentes cidades da região, como Ipuã (SP), Patrocínio Paulista (SP) e Batatais (SP), além de São Tomás de Aquino (MG), mas não o encontrou. “É mais fácil perguntar onde falta, onde não foi, porque já fomos em tudo”, afirma Márcio.
Em muitos dos casos, os parentes se deslocaram motivados por denúncias que, mais tarde, se mostraram falsas.
“As pessoas têm o prazer de ligar e dizer: ‘oh, em tal lugar’, onde já se viu? A pessoa mandar até o nome do bar, o telefone. Só que essa pessoa não vai ficar impune. Já passei para a delegacia de Ribeirão e de Franca, isso não é coisa que se faça. Estamos sofrendo. (…) Não tem mais o que fazer e as pessoas ainda vem brincar com uma coisa séria.”
O tio, por outro lado, reforça o pedido de ajuda a quem realmente esteja disposto a dar informações que levem ao paradeiro do adolescente.
“Seja lá o que for, tira essa agonia da gente. Liga para a polícia, anônimo. Eu peço do fundo do coração.”
Márcio Pires, tio de adolescente desaparecido em Franca (SP)
Reprodução/EPTV
Investigações
Segundo o delegado Eduardo Bonfim, as investigações indicam que Wesley está vivo, mas não aparenta querer voltar para casa. Isso, segundo o responsável do caso, dificulta as buscas da Polícia Civil, concentradas em Ribeirão Preto.
Bonfim disse que a Polícia Civil trabalha com a hipótese de que o garoto está sobrevivendo com o que ganha em semáforos e nas casas da região.
Os pais do menino afirmam que o filho não era envolvido com drogas nem tinha qualquer problema com a polícia. Eles suspeitam que alguém tenha interceptado o garoto na rua.
A polícia que traçar um perfil psicológico do garoto para entender os motivos da fuga e o porquê ele ainda não voltou para a casa.
Moradores que tiverem alguma informação sobre o caso podem entrar em contato com a polícia pelo telefone 190.
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca
Família faz apelo contra denúncias falsas sobre adolescente desaparecido: ‘Tenha misericórdia’
