Cidade e outros 25 municípios estavam na fase amarela do Plano SP desde o início de agosto e foram reclassificados na sexta-feira (4). Avaliação sobre número de mortes é contestada. População usa máscara no Centro de Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
O Centro de Contingência Estadual da Covid-19 deve analisar na manhã desta terça-feira (8) o pedido da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) para revisar o número de mortes de pacientes com o novo coronavírus. Na sexta-feira (4), o índice de peso 1 colocou as 26 cidades que integram a Diretoria Regional de Saúde (DRS 13) na fase laranja do Plano São Paulo.
A Prefeitura espera que o resultado da reavaliação mantenha a região na fase amarela, o que permite o funcionamento de bares e restaurantes, academias e salões de beleza.
A abertura desses estabelecimentos está mantida pelo menos até esta terça-feira, como o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) havia anunciado na sexta-feira.
Caso a devolutiva do estado seja negativa, a Prefeitura deve levar a contestação à Justiça.
Na fase laranja, o atendimento presencial é permitido apenas no comércio, nos shoppings, nas concessionárias de veículos e nos escritórios.
Retrocesso no Plano SP
Segundo o governo de SP, a mudança se deu em razão da evolução do número de óbitos na semana de 4 de setembro – a média de mortes foi de 1,48, com 10,1 mortes para cada 100 mil habitantes. Em 21 de agosto, os dados estavam em 1,28, com 5,1 óbitos para cada 100 mil moradores.
Para o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, o cálculo feito pelo estado considera a data do óbito, e não o início de sintomas da doença pelo paciente.
“Se você pegar ontem, nós tivemos um número grande de óbitos. A maioria estava há 15 dias internado, 16 dias internado, então isso reflete o que estava acontecendo 16 dias atrás. Isso está se sobrepondo a todos os outros índices”, disse na sexta-feira.
Indicadores da 12ª atualização do Plano São Paulo
Divulgação / Governo do Estado de São Paulo
Em vídeo publicado no domingo (6), o prefeito Duarte Nogueira disse que falou por telefone com o coordenador do comitê estadual de enfrentamento à Covid-19, José Osmar Medina. Segundo Nogueira, Medina se mostrou aberto ao questionamento feito pela Prefeitura.
“Ele entendeu que nossos argumentos são muito positivos, contundentes, coerentes”. O prefeito afirmou que também conversou com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
O chefe do Executivo aguardava uma resposta sobre a avaliação ainda para a tarde de segunda-feira (7), o que não ocorreu.
A região de Ribeirão Preto estava na fase amarela desde o dia 8 de agosto, véspera do Dia dos Pais.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca