Segundo os estudantes, suspeito quis cobrar uma taxa de R$ 5,90 pela entrega e tentou passar R$ 3 mil em cartão. Post sobre a tentativa de golpe viralizou nas redes sociais
Arquivo Pessoal
Um casal de estudantes escapou de perder R$ 3 mil ao pedir um lanche pelo aplicativo de comida iFood e ser informado pelo entregador a respeito de uma taxa extra. A jovem, de 22 anos, desconfiou da cobrança e achou que poderia ser um golpe, entregando um cartão com o limite baixo para o suspeito, que tentou fazer duas transações, uma de R$ 1 mil e outra de R$ 2 mil. O caso, que ocorreu em Santos, no litoral de São Paulo, foi postado nas redes sociais e viralizou na web.
Em entrevista ao G1, a estudante Natália Nini Azzolini, de 22 anos, contou que, na tarde de segunda-feira (31), ela e o namorado, Rafael Meireles Marques, de 22, pediram um lanche pelo aplicativo. A compra foi feita pelo celular do companheiro e paga online. Na hora da entrega, o jovem foi informado sobre a cobrança de uma taxa de R$ 5,90.
“Ele desceu e voltou para pegar o celular, porque o rapaz estava cobrando essa taxa, que não teria sido cobrada no pagamento online”, conta Natália. Rafael desceu novamente para conversar com o entregador. Depois de 20 minutos, a estudante resolveu descer também para ver o que estava acontecendo.
Aplicativo indicava o pagamento pela web
Arquivo Pessoal
“O moço falou a mesma coisa para mim, e me mostrou o celular, onde estava discriminada a taxa. Não sei se era o próprio aplicativo ou se era um fake, mas era muito convincente. Parecia muito que era do iFood”, explica. Durante toda a conversa, o casal achou a questão muito esquisita, conforme afirma Natália, pois no aplicativo há informações sobre negar o pagamento de cobranças extras.
“O cara falava: ‘vai dar ruim para mim’. Mostrava a tela do iFood. Já que era um valor tão pequeno, decidi pegar meu cartão e passar a quantia”, afirma. Para garantir a segurança, a jovem resolveu pegar um cartão com o saldo baixo para pagar a falsa taxa. Natália afirma que o entregador tentou realizar a operação por três vezes, mas não conseguia finalizar o pagamento.
A maquina de cartão usada pelo suspeito, segundo a vítima, estava com o visor quebrado, o que a impossibilitava de ver a quantia. “Ele até tentou me convencer a passar uma quarta vez, mas eu falei que ia pegar outro cartão que estava no apartamento. Subi para ver meu celular e vi as transações não autorizadas, uma de R$ 2 mil e outra de R$ 1 mil”, relata a jovem. Natália desceu novamente e mostrou o celular para o entregador, pedindo o lanche.
“Ele tentou convencer a gente de não pegar o lanche, mas falei que tinha pago pela comida e pela entrega”. Após a confusão, o namorado dela entrou em contato com o aplicativo para denunciar a tentativa de golpe e foi informado que as medidas cabíveis seriam tomadas, como o bloqueio do perfil do suspeito.
Vítima denunciou tentativa de golpe a aplicativo
Arquivo Pessoal
Ainda conforme o relato de Natália, na mesma noite, após a post sobre o golpe ter viralizado nas redes sociais, um gerente do aplicativo entrou em contato para pedir os dados do pedido e verificar se entregador foi realmente bloqueado no iFood.
Jovem fez o relato da tentativa de golpe nas redes sociais
Arquivo Pessoal
O G1 fez contato com o iFood, mas até a última atualização desta reportagem não conseguiu um posicionamento da empresa.
Motoboy é flagrado ao tentar aplicar golpe de R$ 3 mil em entrega por app
