Pesquisa Datafolha: 49% dos eleitores de SP não têm interesse no horário eleitoral na TV


Levantamento foi realizado nos dias 20 e 21 de outubro com 1204 entrevistados na cidade de São Paulo. Pessoa segurando controles remotos com aparelho de televisão ao fundo.
Caio Rocha/Estadão Conteúdo
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) aponta que metade dos eleitores da cidade de São Paulo não tem interesse no horário eleitoral gratuito dos candidatos a prefeito exibido na TV.
O instituto perguntou aos entrevistados se eles possuíam muito interesse, um pouco de interesse ou nenhum interesse. As respostas foram:

Muito interesse: 17%
Um pouco de interesse: 33%
Nenhum interesse: 49%
De acordo com o Datafolha, entre os mais jovens, apenas 10% têm muito interesse, índice que alcança 21% na faixa de 35 a 44 anos.
No eleitorado que declara voto em Bruno Covas (PSDB), 47% não têm interesse no horário eleitoral, ante 49% entre os potenciais eleitores de Celso Russomanno (Republicanos), 33% dos que pretendem votar em Guilherme Boulos e 42% dos que preferem Márcio França (PSB).
Importância do horário eleitoral
Questionados sobre a importância do horário eleitoral gratuito para decidir o voto para prefeito, os eleitores responderam:
Muito importante: 32%
Um pouco importante: 28%
Nada importante: 40%
Não sabe: 1%
Entre os mais jovens, 27% veem o horário eleitoral como nada importante na escolha do candidato a prefeito, índice que fica em 35% na faixa de 25 a 34 anos, 33% entre quem tem de 35 a 44 anos, 44% no eleitorado de 45 a 59 anos, e atinge 54% entre os mais velhos, com 60 anos ou mais.
Quem já assistiu?
A propaganda eleitoral gratuita na televisão e rádio começou no dia 9 de outubro e vai até o dia 12 de novembro. Além do horário eleitoral gratuito, as emissoras também tiveram que reservar 70 minutos por dia para inserções dos candidatos durante a programação.
Em São Paulo, o candidato Bruno Covas (PSDB) tem o maior tempo de exibição no horário eleitoral, com 3 minutos e 29 segundos diários. Márcio França (PSB) é o segundo, com 1 minuto e 36 segundos. Na sequência estão Jilmar Tatto (PT), com 1 minuto e 7 segundos; e Joice Hasselmann (PSL), com 1 minuto e 4 segundos. Celso Russomanno (Republicanos) tem 51 segundos. Veja o tempo de todos os candidatos.
O Datafolha perguntou se os eleitores assistiram algum dia pela TV à propaganda dos candidatos: 64% disseram que sim e 36% afirmaram que não assistiram.
Sobre as inserções durante a programação, 65% afirmaram que já assistiram e 35% disseram que não assistiram.
Intenção de voto
A pesquisa Datafolha também apontou os seguintes percentuais de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo nas Eleições 2020:
Bruno Covas (PSDB): 23%
Celso Russomanno (Republicanos): 20%
Guilherme Boulos (PSOL): 14%
Márcio França (PSB): 10%
Arthur do Val – Mamãe Falei (Patriota): 4%
Jilmar Tatto (PT): 4%
Joice Hasselmann (PSL): 3%
Andrea Matarazzo (PSD): 2%
Levy Fidelix (PRTB): 1%
Marina Helou (Rede): 1%
Orlando Silva (PCdoB): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Nenhum/branco/nulo: 13%
Não sabe: 3%
Antonio Carlos Silva (PCO) e Filipe Sabará (Novo) tiveram menos de 1%.
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Sobre a pesquisa
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”.
Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 1204 eleitores na cidade de São Paulo com 16 anos ou mais.
Quando a pesquisa foi feita: nos dias 20 e 21 de outubro de 2020.
Número de identificação na Justiça Eleitoral: SP-02125/2020.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
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By Midia ABC

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