Animal foi flagrado por bióloga que relatou o comportamento como inédito no parque bauruense. Banho aconteceu no dia em que cidade registrou 40,3ºC. Tamanduá-bandeira é flagrado tomando banho em cascata de Zoo de Bauru
Reprodução/Samantha Bittencourt/Zoo de Bauru
O calor que vem registrando seguidos recordes em Bauru (SP) proporcionou nesta sexta-feira (2) uma cena, até então, considerada inédita no Zoológico Municipal da cidade.
Uma fêmea de tamanduá-bandeira foi flagrada tomando um demorado banho de cascata no recinto onde ela vive no parque bauruense com mais dois animais da espécie.
No vídeo, que foi registrado pela bióloga Samantha Bittencourt durante a ronda de rotina que faz pelo parque bauruense, a fêmea de oito anos aproveitou o momento de limpeza do tanque que fica em seu recinto e “se refrescou”, com direito a se esfregar em várias partes do corpo (Veja abaixo).
Tamanduá-bandeira toma banho em cascata no Zoo de Bauru
A bióloga explica que a espécie tem intimidade com a água e geralmente entra em lagoas e rios, quando está na natureza, ou no tanque de seu recinto, no caso do Zoo de Bauru. O fato inédito, segundo ela, foi o demorado banho de água corrente na cascata, que até então não havia sido registrado.
A cena foi captada durante o trabalho que Samantha realiza de filmar os mais de 700 animais do plantel do Zoo de Bauru para escolas da rede pública montarem suas aulas online durante o atual momento de pandemia.
Zoo de Bauru possui recinto onde vivem três espécimes do tamanduá-bandeira, animal classificado como vulnerável à extinção
Wilson Jardim/Zoo de Bauru/Arquivo
Segundo a bióloga, o tamanduá-bandeira, espécie nativa da América do Sul, principalmente do cerrado, do pantanal e da Amazônia, é classificada como vulnerável à extinção.
Na região de Bauru, um de seus habitats naturais, animais desta espécie são geralmente vítimas de atropelamentos nas rodovias.
Após ficar mais de cinco meses fechado por conta da pandemia, o Zoológico de Bauru reabriu suas portas no início de setembro, mas com restrição de público condicionada a 40% da sua capacidade.
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília.
Tamanduá-bandeira se refresca de temperatura acima de 40ºC em cascata de Zoo; veja o vídeo
