Última fase do ‘Testar para cuidar’ tem participação de mais de 84% dos convocados em São Carlos


A 4ª etapa do programa de mapeamento teve a maior adesão de participantes. 1.180 moradores responderam aos questionários e fizeram o teste de Covid-19. Consultório na rua, da Prefeitura de São Carlos, virou ponto de coleta na 4ª etapa do Testar para cuidar
Santa Casa de São Carlos/Divulgação
A quarta etapa do “Testar para cuidar”, realizada entre 21 e 26 de julho em São Carlos (SP), contou com a participação de quase 84% das pessoas convocadas para o programa.
A etapa final teve a maior adesão de todo o levantamento, sendo que das 1.400 pessoas selecionadas para participar da pesquisa, 1.180 responderam aos questionários e passaram pela coleta de sangue para saber se tiveram ou não a Covid-19.
De acordo com a a infectologista da Santa Casa e uma das coordenadoras do Testar para cuidar, Carolina Toniolo Zenatti, a estratégia de levar o ônibus aos bairros com menor adesão ao mapeamento da doença incentivou a população a participar.
“Como na etapa anterior, a participação dos moradores de alguns bairros foi 50% mais baixa do que o esperado, decidimos levar o ônibus do consultório na rua, da Prefeitura de São Carlos, até essas regiões”, explicou a infectologista.
Análise dos resultados
Com o término das quatro etapas, os pesquisadores estão analisando os resultados dos testes sorológicos feitos pelo Departamento de Morfologia e Patologia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, também, os dados dos questionários respondidos pelos participantes. O resultado final do mapeamento deve ser divulgado na última semana de agosto.
O “Testar para cuidar – programa de mapeamento da Covid-19” é uma realização da Santa Casa, Prefeitura de São Carlos, Statsol, UFSCar, o Hospital Universitário (HU-UFSCar) e a Unimed São Carlos.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.

By Midia ABC

Veja Também!