
Ossada, revelada pela maré baixa, foi encontrada em praia de Mongaguá, no litoral paulista. Especialista afirma que estrutura pode ser de um filhote de baleia. Banhista encontrou ossada encalhada em praia de Mongaguá, SP
Divulgação/ONG Ecomov
Uma ossada ‘misteriosa’ foi encontrada parcialmente enterrada na faixa de areia de uma praia de Mongaguá, no litoral de São Paulo. Ao G1, neste domingo (23), o aposentado Heber Lúcio de Chantal, de 59 anos, conta que caminhava pela orla com o filho quando se deparou com a estrutura, revelada pela maré baixa.
Segundo Heber, a descoberta aconteceu no último sábado (22), na praia próxima à Avenida 9 de Julho, no bairro Jardim Praia Grande. “Estava passando por ali e vi aquela ossada. Logo de imediato pensei que fosse um fóssil”.
O banhista afirma que estimou que a estrutura tivesse, aproximadamente, 1,5 metro de comprimento. No entanto, por estar parcialmente encoberta pela areia, Heber acredita que a ossada possa ser maior. “Com certeza é de um animal grande, que morreu e encalhou por aqui. Nunca vi nada parecido”.
Especialistas foram acionados para analisar ossada em Mongaguá, SP
Divulgação/ONG Ecomov
A bióloga marinha Juliana Teixeira Gonçalves também teve a oportunidade de avistar a ossada, mas explica que é impossível determinar a origem da estrutura sem uma análise de laboratório. “Superficialmente, parece ser de um filhote de baleia, mas esse material precisa ser levado a um laboratório para análise”.
A especialista, que integra a ONG Ecologia e Movimento (Ecomov), explica que não são raras as aparições de ossadas ou de baleias no litoral paulista, principalmente entre os meses de julho e novembro. “É a época em que elas costumam passar pela região para se reproduzir, então, podem acabar encalhando nas praias”.
“Recolhemos uma parte da ossada para levarmos a um laboratório, mas o osso está bem desgastado, o animal pode ter morrido há um bom tempo. Mas, com esse material, já poderemos ter uma ideia de onde surgiu essa ossada e a idade dela”, afirma a bióloga. O caso permanece sendo investigado.
Banhista encontrou ossada misteriosa durante passeio em praia de Mongaguá, SP
Arquivo Pessoal/Heber Chantal
