Doria critica aglomerações em praias de SP: ‘Estamos em quarentena’


Governador destacou que o Estado de São Paulo ainda está em quarentena e assim permanecerá até que haja vacina e toda a população seja imunizada contra a Covid-19. João Doria afirmou ser preocupante aglomeração registrada nas prais do litoral de São Paulo no último fim de semana
Suamy Beydoun/Agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou estar preocupado com as aglomerações registradas em praias do litoral paulista neste fim de semana. Doria recomendou que os prefeitos das cidades litorâneas adotem medidas para evitar que a situação se repita no feriado prolongado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.
O alerta do governador foi feito em coletiva realizada nesta segunda-feira (31), após mais de 200 mil veículos desceram a Serra do Mar em direção ao litoral paulista entre sexta (28) e domingo (30). Apesar da pandemia do novo coronavírus, os números registrados neste fim de semana são comparáveis aos de um feriado prolongado, o que preocupou as autoridades. Além disso, imagens mostraram grandes aglomerações em praias da Baixada Santista.
“Um ponto de preocupação neste fim de semana foi o número impressionante de pessoas nas praias do litoral de São Paulo. Pessoas se aglomerando, sem máscaras, de forma inadequada e perigosa”, disse o governador.
Multidão lotou as praias neste domingo (30) em Santos, SP
Alexsander Ferraz/Jornal A Tribuna
Doria ainda avaliou que o grande movimento de veículos nas rodovias durante o fim de semana demonstra um relaxamento com relação à seriedade da pandemia. “É como se nada estivesse acontecendo, como se estivéssemos em período de alta estação, de férias e com razões para celebrar. Nós não temos razões para celebrar, temos razões para nos preocupar. Os resultados positivos que São Paulo tem alcançado não justificam relaxamento e nem aglomerações de nenhuma espécie”, destacou.
Segundo o governador, São Paulo segue em quarentena e permanecerá assim até que tenha uma vacina e toda a população do estado seja imunizada. “Para preservar vidas, é preciso que as pessoas tenham responsabilidade, usando máscara, fazendo o distanciamento social, mantendo os hábitos de higiene e tendo respeito pela vida. Estamos combatendo um vírus muito agressivo e letal”, destacou o político.
Doria reforçou que São Paulo já alcança a marca de 30 mil mortes pela Covid-19, e recomendou aos prefeitos do litoral paulista e de outras cidades da região que não permitam aglomerações, para que a situação não se repita no feriado. O governador ainda ressaltou a importância de as pessoas terem responsabilidade com relação à prevenção da doença e respeitarem as medidas de prevenção, como o uso obrigatório de máscara.
“Entendo que, após seis meses de confinamento, isolamento, distanciamento e restrições, sobretudo os jovens se sintam compelidos a se aglomerarem e não usarem máscaras. Mas não podem e não devem fazer isso. Queremos jovens com vida e não jovens infectados. Não queremos pais chorando a morte de seus filhos. Então, peço que, principalmente os jovens, mas também seus pais, avós e amigos, digam que nós estamos na pandemia. Não há razão para aglomerações. Nada justifica o desprezo pela vida. A redução dos óbitos que estamos tendo em São Paulo não justifica e não pode ser entendida como o fim da pandemia”, destacou o governador.
Motoristas enfrentaram lentidão na saída de Guarujá no domingo (30), após movimento intenso na Baixada Santista
Reprodução/Ecovias

By Midia ABC

Veja Também!