
Gustavo Junqueira, secretário de estado de Agricultura e Abastecimento, se reuniu na Prefeitura de Mogi das Cruzes com entidades e profissionais do setor para detalhar a proposta. Governo do estado promete manter profissionais que atuam na Casa da Agricultura
O governo de São Paulo vai fechar parte das Casas da Agricultura. Atualmente são 594 unidades em todo o estado. Mesmo assim, a promessa é de manter, nas cidades, os profissionais que hoje prestam assistência para os produtores rurais.
O secretário de estado de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, se reuniu na Prefeitura de Mogi das Cruzes, na manhã desta quinta-feira (3), com representantes das prefeituras do da região, sindicatos e associações do setor e produtores rurais. Ele anunciou uma reestruturação das casas da agricultura, com o objetivo de diminuir a burocracia e cortar gastos.
“A reforma está no final, ela tem um ano para ser implementada, no momento da assinatura do decreto. A partir deste momento da assinatura, você vai discutir o melhor caminho para a implementação em cada região, que são diferentes no estado. Cada uma tem uma característica diferente”, explicou o titular da pasta.
As casas da agricultura são responsáveis pela assistência técnica e implementam projetos de extensão rural aos agricultores. A região de Mogi faz parte do cinturão verde de São Paulo e produz cerca de 30% das hortaliças cultivadas no estado.
Com a reestruturação, o governo deve fechar mais da metade das Casas da Agricultura do estado de São Paulo. Ainda não há uma definição se a unidade de Mogi das Cruzes também terá as atividades encerradas.
“A gente tem que construir uma proposta, a gente vai ter um período para isso. Vamos precisar do apoio de todo mundo para construir tudo isso. E fazer com que esse impacto seja somente positivo para o desenvolvimento do agronegócio”, avaliou o coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Renato Abdo.
Governo do estado ainda não definiu se a Casa da Agricultura de Mogi será fechada.
Reprodução/TV Diário
A mesma indefinição ocorre em todo estado. Apesar de o anúncio de que cerca de metade das casas da agricultura vai ser fechada, falta definir quais serão atingidas pela medida.
“Nós temos hoje várias Casas da Agricultura no estado, estamos reorganizando, para que tenhamos aqui sempre um agente municipal da agricultura. O que a gente retira, de fato, da ponta, é a parte burocrática e administrativa. Isso sim vai ser coordenada por uma central de serviços compartilhados. Isso facilita o trabalho do consumidor”, pontuou o secretário estadual.
Os agricultores estão preocupados e acompanham de perto a definição dessas mudanças. O presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Gildo Saito, diz que a preocupação com o fechamento da unidade do equipamento na cidade é muito grande. “Existia, sim, uma visão macro do que ia acontecer, mas não um detalhamento”, diz.
A Secretaria de Agricultura ainda disse em nota que as mudanças vão trazer mais agilidade no atendimento por causa dos técnicos que vão deixar os trabalhos administrativos para atuar mais perto dos produtores rurais. E informou também que, das 594 casas da agricultura em todo o estado, só 42% estão funcionando e muitas sem nenhum ou com apenas um funcionário, além de problemas com prédios desocupados.
Governo do estado deve fechar Casas da Agricultura, mas promete manter profissionais que auxiliam produtores rurais
