Bares e ruas da Vila Madalena registram aglomeração e pessoas sem máscara em sábado de calor em SP


Fiscais da Prefeitura de São Paulo e equipes da Guarda Civil Metropolitana circulam pela região, mas em um dos momentos os guardas estavam de braços cruzados do lado de fora da viatura, mas sem fazer a fiscalização necessária. Ruas e bares da Vila Madalena (SP) tem aglomeração e pessoas sem máscara
Muita gente aproveitou o calor deste sábado (5) para frequentar bares e restaurantes na região da Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo. Apesar da presença de fiscalização feita por guardas civis metropolitanos, os estabelecimentos seguiram cheios.
Na Rua Aspicuelta, as pessoas se aglomeraram, deixaram de usar máscara ou usaram de maneira errada. A reportagem da GloboNews flagrou muitas filas e pessoas comendo e bebendo na calçada e funcionários dos estabelecimento tentando cumprir as regras da flexibilização.
Fiscais da Prefeitura de São Paulo e equipes da Guarda Civil Metropolitana circulam pela região, mas em um dos momentos os guardas estavam de braços cruzados do lado de fora da viatura, sem fazer a fiscalização necessária.
Guarda civil metropolitano de braços cruzados na Vila Madalena, que registrou aglomeração e falta de uso de máscaras em bares de restaurantes da região neste sábado (5)
Reprodução/GloboNews
Reclamação da categoria
Os estabelecimentos ficaram 104 dias fechados devido a pandemia do coronavírus na cidade de São Paulo, os protocolos que definiram as regras de reabertura, após a cidade de São Paulo ingressar na fase amarela do Plano SP de flexibilização econômica, foram assinadas pelo prefeito Bruno Covas em 4 de julho (leia mais abaixo).
Desde o começo da pandemia de Covid-19, quase 12 mil bares e restaurantes fecharam as portas na cidade de São Paulo. Por conta disso, os empresários do setor pedem regras mais flexíveis ao governo de São Paulo para flexibilização da quarentena.
“Nós temos que aprender com os países que já tiveram a doença e que estão na nossa frente. A Espanha é um exemplo. A Espanha teve um pico de casos em abril desse ano: 8 mil casos por dia. Agora depois que a Espanha flexibilizou as atividades no período noturno como de discotecas, de bares, como as atividades de lazer noturno, uma das razões para que tenha esse aumento, essa retomada no número de casos semelhantes que teve no mês de abril. Então a resposta do comitê nesse momento é que não vai estender o prazo de 22 horas para as 23 horas”, disse José Medina, coordenador estadual do Centro de Contingência da Covid-19.
Sobre a negativa do governo de São Paulo, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) disse, em nota, que os bares e restaurantes estão preparados para ampliar o horário de funcionamento com segurança e sem colocar em risco os clientes e funcionários.
Reabertura na capital paulista
O prefeito Bruno Covas (PSDB) assinou em 4 de julho os protocolos que definiram as regras de reabertura, após a cidade de São Paulo ingressar na fase amarela do Plano SP de flexibilização econômica.
A reabertura foi autorizada após o setor se comprometer com as regras de distanciamento estabelecidas pelas autoridades de saúde da cidade. Inicialmente, o setor estava autorizado a funcionar apenas até 17h, mas o governo paulista autorizou o funcionamento noturno do setor até as 22h em 31 de julho, desde que obedecidas as regras sanitárias estabelecidas pelas prefeituras locais.
Veja abaixo as principais determinações do protocolo na capital paulista:
Ocupação máxima de 40% da capacidade do estabelecimento;
Distância de 2 metros entre as mesas e de 1,5 metro entre as pessoas;
Máximo de 6 pessoas por mesa;
Proibição de consumo nas calçadas;
Atendimento deve ser feito apenas para clientes sentados;
Uso obrigatório de máscaras por clientes e funcionários no estabelecimento. (Apenas quando estiver sentado em sua mesa, o cliente poderá deixar de utilizar a máscara);
Proibição de aglomerações;
Disponibilizar álcool gel para higienização das mãos;
Barreiras de acrílico devem ser instaladas nos caixas e balcões de alimentos;
Temperos e condimentos devem ser fornecidos em sachês;
Cardápios deverão ser disponibilizados digitalmente ou em quadros na parede;
Funcionários devem usar máscaras, viseiras de acrílico e luvas;
Pratos, copos e talheres devem ser higienizados;
Guardanapos de tecido estão proibidos;
Ambiente deve ser submetido a um intenso processo de limpeza;
Funcionários que apresentarem sintomas de síndrome gripal devem ser testados;
Apoio a colaboradores com dependentes no período em que creches e escolas estiverem fechadas.
Initial plugin text

By Midia ABC

Veja Também!