
Retomada também inclui instituições de Ensino Superior e Educação Profissional. Rede municipal segue com atividades à distância. Vista aérea de Capivari: retomada parcial das aulas é regulamentada
Prefeitura de Capivari/Divulgação
A Prefeitura de Capivari (SP) publicou decretos que estabelecem critérios para retomada das aulas e atividades presenciais nas escolas privadas e públicas estaduais, além de instituições de Ensino Superior e Educação Profissional, que podem optar pelo retorno gradativo ou não desde esta terça-feira (8).
Para retorno, as instituições devem seguir as determinações estabelecidas pelo Plano São Paulo, que regulamenta a quarentena em prevenção à pandemia do novo coronavírus, além de normas estabelecidas pelo governo municipal.
A administração da cidade destacou que na rede pública municipal de ensino de Capivari as aulas seguem à distância em 2020.
As unidades privadas de Educação Básica ou de Ensino Superior que optarem pelo retorno gradativo devem apresentar à Secretaria Municipal da Educação um plano de retorno às aulas presenciais.
De 10 a 15 de setembro, elas devem encaminhar ao e-mail [email protected] documentos e texto que demonstrem que todas as medidas estabelecidas pelos protocolos sanitários foram atendidas. Em caso de não enviarem, pode serm autuadas por infração sanitária.
As autorizações serão precedidas de assinatura de Termo de Responsabilidade pelo representante da unidade escolar quanto ao cumprimento das normas sanitárias.
As instituições educacionais que optarem pelo não retorno de suas atividades presenciais no ano de 2020 deverão informar, pelo mesmo e-mail, em ofício, a situação de suas atividades atualmente, também sob pena de incidirem em infração sanitária caso não forneçam as informações.
Bares e restaurantes
Em outro decreto, a prefeitura instituiu novo horário de funcionamento aos bares, restaurantes e lanchonetes. Agora, eles podem realizar o atendimento presencial das 11h às 15h e das 18h às 22h, respeitando o período de oito horas diárias, de segunda a domingo, com 30% da capacidade total do estabelecimento.
Além dos horários, os locais devem seguir os protocolos sanitários e setorial do Plano São Paulo. Entre algumas medidas, estão distanciamento social de 1,5 metro, disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras no local.
O funcionamento de bares, restaurantes e similares em Clubes Sociais, Esportivos e Recreativos, são de segunda a sábado, das 14h às 22h e, aos domingos e feriados, das 9h às 17h.
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba
Decretos definem regras para volta às aulas particulares e na rede estadual de Capivari
