Araraquara faz teste de Covid-19 em taxistas, motoristas de aplicativos e motoboys


Mutirão gratuito ocorre na Secretaria de Saúde até 16 de outubro. Não é necessário agendamento prévio. Teste sorológico identifica se a pessoa já teve a doença ou está na fase aguda dela, podendo transmitir o vírus
Vitória McNamee/Getty Images/AFP
A Secretaria de Saúde de Araraquara (SP), em parceria com o Instituto Butantã e a Uniara, convoca taxistas, motoristas de aplicativos e motoboys para a testagem gratuita da Covid-19 até dia 16 de outubro.
O objetivo do mutirão é identificar portadores assintomáticos do vírus e, assim, poder orientar para o isolamento correto, evitando a disseminação da doença.
“São pessoas que lidam com um universo de pessoas diferentes. Nossa preocupação é serem portadores assintomáticos e estarem carregando o vírus junto”, comentou a coordenadora da Atenção Básica, Talitha Martins.
Araraquara faz testagem da Covid em taxistas, motoristas de aplicativos e motoboys
Exame
São cerca de 60 vagas por dia e não é necessário realizar agendamento prévio, apenas comparecer de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, com o CPF em mãos, na própria secretaria, localizada na Rua Expedicionários do Brasil, 3098, Vila Nice.
Será feito uma triagem e depois um cadastro para o cidadão poder realizar o teste do tipo sorológico, que irá identificar se ele está na fase aguda da contaminação, podendo transmitir o vírus, ou se já teve a doença.
“Esses testes são por meio de coleta venosa. O sangue é centrifugado e os pacientes recebem os resultados em até sete dias, por SMS ou e-mail”, comentou a coordenadora.
Em caso de sintomas, como febre ou tosse, a pessoa precisa procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, onde foi instituído o Centro de Triagem, pois o projeto é destinado às pessoas assintomáticas.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.

By Midia ABC

Veja Também!