
Segundo prefeitura, em julho, quantidade de denúncias por telefone teve alta de 151% em relação a 2019. Piracicaba registra aumento no número de incêndios em áreas urbanas
As queimadas em Piracicaba (SP) foram o motivo de 3.050 chamados recebidos pelo telefone 156 entre janeiro e julho. No período, 454 multas foram aplicadas pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), segundo a prefeitura.
Um desses fogos em mata atingiu e destruiu uma usina de reciclagem da cidade. O Corpo de Bombeiros fazia o trabalho de rescaldo no local até o fim da tarde desta quarta-feira (12).
Também neste ano, a prática do crime ambiental destruiu parte de uma Área de Preservação Permanente perto do Rio Piracicaba.
O valor da multa aplicada a pessoas que colocam fogo em mata é de R$ 2,13 por metro quadrado destruído e de R$ 437 quando a queimada ocorre em quintais.
Queimada em área de proteção permanente de Piracicaba
Reprodução/EPTV
Aumento de queimadas
Em julho, foram 103 solicitações de fiscalização em áreas de queimadas de Piracicaba, o que representa aumento de 151% em relação ao mesmo período de 2019.
Segundo o Pelotão Ambiental da Guarda Municipal, em muitos casos, as pessoas que colocam fogo em terrenos com a intenção de fazer a limpeza do local ou de renovar o pasto, no caso de áreas grandes.
“O viável seria não colocar fogo. Isso é um grande problema para a população, que tem grande problema respiratório, além de ser crime ambiental e causar um transtorno total”, alertou José Mendes, subinspetor do pelotão.
Incêndio causou prejuízo de cerca de R$ 30 mil a dono de usina de reciclagem
Reprodução/ EPTV
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba
Em sete meses, queimadas geram três mil reclamações e 454 multas em Piracicaba
