Cientistas não sabem ainda se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural. 4 de agosto – Lua Cheia fotografada no Distrito Federal
Adriano Leonês/Arquivo pessoal
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira (26) uma nova “descoberta emocionante” sobre a Lua. Segundo a agência, foi encontrada água na superfície lunar. Os cientistas ainda não sabem se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural.
A lua não tem corpos de água líquida que são uma marca registrada da Terra, mas os cientistas disseram que a água lunar está mais espalhada, com moléculas de água presas em grãos minerais na superfície.
Initial plugin text
Nasa pousa em asteroide ‘testemunha’ da formação do Sistema Solar e ameaça para a Terra
Como são os planos da Nasa para levar a primeira mulher à Lua até 2024
A agência explicou que foram detectadas partículas de água, mas ainda não se sabe o estado. Análises iniciais apontam que seja em forma de vapor do que gelo ou líquido.
Os pesquisadores usaram dados do observatório Sofia, uma aeronave Boeing 747SP modificada para carregar um telescópio, que mostra uma visão mais ampla do sistema solar e do universo. O observatório detectou moléculas de água na Cratera Clavius, uma das maiores crateras visíveis da Terra.
VÍDEOS: Ciência e Saúde