
Um projeto de lei apresentado pelo deputado Jorge Fellipe Neto (PSD) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro promete levantar polêmica. A proposta pede a autorização para que a Federação Estadual do Rio de Janeiro (Ferj) seja autorizada a retomar o Campeonato Carioca, com partidas apenas no Maracanã.
O parlamentar sugere que os jogos sejam realizados sem público, seguindo o protocolo batizado de “Jogo Seguro”, elaborado pela federação em conjunto com uma junta médica. Os jogos poderiam ser transmitidos pelo rádio, TV e internet, de acordo com a decisão dos clubes.
“O período de afastamento social pelo qual passamos, se por um lado é fundamental para conter a transmissão da pandemia provocada pelo coronavírus, por outro gera tensões nervosas decorrentes do isolamento. O futebol é uma paixão do povo do Estado do Rio de Janeiro, podendo se converter em um importante meio de distração, reduzindo o stress do isolamento”, afirma.
O projeto não tem data para entrar na pauta da Alerj, e se aprovado, terá que passar ainda pela sanção do governador Wilson Witzel.
Witzel já afirmou publicamente que é contra a volta das competições de futebol no estado. Os clubes, porém, estão divididos. Na última semana, a Ferj divulgou um documento favorável a volta dos jogos, assinado por Flamengo e Vasco.
Botafogo e Fluminense não assinaram o material, e manifestaram posicionamento contrário.
Cogitado para receber o fim do campeonato, o Maracanã tem parte do seu complexo cedido para auxiliar o poder público no combate ao coronavírus.
* Com Estadão Conteúdo