Salões de beleza, academias e bares voltam a abrir em Araçatuba


Município avançou à fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de flexibilização das atividades econômicas. Salões de beleza, academias e bares voltam a abrir em Araçatuba
A partir deste sábado (8), salões de beleza, barbearias, bares, restaurantes e academias voltaram a abrir as portas em Araçatuba (SP). Todos os estabelecimentos precisam seguir protocolos e regras de distanciamento.
O município avançou à fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de flexibilização das atividades econômicas. O anúncio foi feito na tarde de sexta-feira (7) durante entrevista coletiva concedida pelo governo estadual.
O prefeito Dilador Borges comemorou a reclassificação da cidade e pediu para a população continuar saindo de casa somente quando necessário. “Espero que daqui 14 dias posso estar falando com vocês na fase verde, sem retroagir. Nossa preocupação é com comércio, com emprego”, afirma.
Confira o horário de funcionamento de comércios:
Lojas comerciais
Podem abrir por seis horas por dia
Segunda a sexta, 10h às 16h
Sábado, das 9h às 15h
Shoppings
Podem abrir por seis horas por dia
De segunda a sexta, das 15h às 21h
Sábado, das 12 às 18h
Bares e restaurantes
Podem abrir por seis horas por dia, mas precisam fechar às 17h
Depois das 17h, somente delivery está liberado
Salões de beleza, barbearias e afins
Podem abrir por seis horas por dia, mas devem escolher a faixa de horário.
Academias
Podem abrir seis horas por dia, mas o horário deverá ser fixado nas portas.
Cada academia decidirá. O horário de funcionamento pode ser fracionado
O que pode na fase amarela
Todas as atividades que têm autorização de funcionamento na fase amarela devem seguir as regras e obedecer às restrições. Confira:
Shoppings e galerias: com capacidade de 40%, horário reduzido (6 horas) e praças de alimentação ao ar livre ou áreas arejadas
Comércio em geral: com capacidade de 40% e horário reduzido (6 horas)
Serviços: com capacidade de 40% e horário reduzido (6 horas)
Restaurantes, bares e similares: somente ao ar livre ou áreas arejadas, com capacidade de 40%, horário reduzido (6 horas) e atendimento presencial até 17h
Salões de beleza e barbearias: com capacidade de 40% e horário reduzido (6 horas)
Academias de esportes: com capacidade de 30%, horário reduzido (6 horas), atendimento com hora marcada, permissão de aulas e práticas individuais (aulas e práticas em grupo estão suspensas)
Eventos e convenções: somente permitidos após 28 dias de classificação na fase amarela, com capacidade de 40%, horário reduzido (6 horas), venda apenas online e controle de acesso com lugares marcados, além de proibição de atividades com o público em pé
Demais atividades que gerem aglomerações estão proibidas
Fases do Plano São Paulo
O Plano São Paulo criou cinco fases de reabertura a partir de critérios como a taxa de ocupação de leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19, quantidade de leitos UTI para pacientes com a doença por cada 100 mil habitantes e os números de casos e mortes.
A classificação das regiões do estado por cores serve para indicar aos prefeitos destas áreas quais as atividades que podem ser autorizadas.
Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais.
Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições.
Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores.
Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3.
Fase 5, azul: Todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.
Salão de beleza volta a abrir em Araçatuba na fase amarela da quarentena
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região em G1 Rio Preto e Araçatuba

By Midia ABC

Veja Também!