Feira do Livro de Ribeirão Preto comemora 20 anos com semana de debates online; veja atrações


Evento começa nesta segunda-feira (14) e discute política, literatura e educação. Edição presencial foi adiada para 2021 por conta da pandemia de Covid-19 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em 2019
Danilo Marques/Divulgação/Arquivo
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (SP) promove, a partir desta segunda-feira (14), debates e palestras virtuais para comemorar os 20 anos da Feira Internacional do Livro. A edição presencial do evento neste ano foi adiada para 2021 por conta da pandemia de Covid-19.
Os bate-papos podem ser vistos gratuitamente pelo site e pelas redes sociais da instituição. No entanto, é necessário fazer um cadastro disponibilizado no portal da Fundação. Ao término do evento, a organização disponibilizará certificados online.
As palestras têm como tema 20 palavras que, para a organização, definem as últimas duas décadas, como globalização, identidade, intolerância, democracia e cidadania.
Durante o encontro virtual, também será lançado um livro digital, intitulado “20 palavras. Leituras sobre o Agora”, com textos escritos pelos convidados dos bate-papos.
As transmissões serão feitas direto do palco do Theatro Pedro II, tradicional espaço de encontros da Feira do Livro, e começam às 18h. O evento ocorre até sexta-feira (18).
Programação
Segunda-feira (14)
Às 18h, o professor de relações internacionais Cairo Junqueira, da Universidade Federal do Sergipe, discute globalização. Às 19h, é a vez do professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, João Luiz Passador, discutir governança. Às 20h, a historiadora Lilian Rosa fala sobre identidade e, para encerrar, às 21h o jornalista Cristiano Pavini discute corrupção.
A historia Lilian Rosa
Antonio Luiz/EPTV
Terça-feira (15)
Às 18h, o escritor Marcelino Freire discute protagonismo. Em seguida, às 19h, o professor de etnia indígena Daniel Munduruku fala sobre sustentabilidade. Às 20h, é a vez da professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Juliana De Paula Bigatão, abordar o terrorismo. A última convidada do dia é a psicóloga Mafoane Odara, que discutirá empatia.
O escritor Marcelino Freire
Mario Miranda Filho
Quarta-feira (16)
Às 18h, o advogado Diego Souza Merigueti fala sobre refugiados. Às 19h, é a vez da historiadora Patrícia Teixeira Santos discutir intolerância. Em seguida, às 20h, o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro conversa sobre democracia. Às 21h, a historiadora Sandra Molina encerra a discussão com o tema cidadania.
O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro
Wilson Dias/Agência Brasil
Quinta-feira (17)
Às 18h, a escritora transexual Amara Moreira discute empoderamento. Às 19h, a psicóloga Marlene Trivellato Ferreira conversa com os leitores sobre resiliência. Em seguida, o educador César Nunez aborda humanização. Para encerrar a discussão, às 21h, é a vez da presidente interina da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, discutir disruptura.
O educador César Nunes
Dario Crispin
Sexta-feira (18)
Às 18h, o jornalista e historiador Guilherme Nali discute novas maneiras de realizar pesquisas. Já às 19h, é a vez do diretor artístico da Academia Livre de Música e Artes (Alma), Lucas Galon, discutir fake news. Em seguida, às 20h, o jornalista Murilo Pinheiro discute selfies e, para encerrar a programação, o ex-secretário municipal de Cultura, Galeano Amorim, discute o tema “agenda”.
O jornalista Guilherme Nali
EPTV/Reprodução
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca

By Midia ABC

Veja Também!