Fumaça em pneu de trator surpreende produtor de leite e máquina quase pega fogo: ‘Calor ajudou’


Após perceber fumaça, morador jogou água e retirou trator do local. Químico explicou que quando há concentração de energia em um único ponto, temperatura pode aumentar e causar incêndio. Fumaça em pneu de trator surpreende produtor de leite de Buri; vídeo
Um produtor de leite de Buri (SP) se surpreendeu ao encontrar o pneu de um trator exalando fumaça, na manhã de quinta-feira (1º). Ele registrou a situação em um vídeo encaminhado ao G1 (veja acima).
“Agora 8h40, estamos tratando do gado. Deixei um arado engatado no trator, senti um cheiro de fumaça e vi a réstia do sol fazendo ‘pegar fogo’ no trator”, diz Fábio Antônio Geraldino no vídeo.
Ao G1, ele contou que percebeu a fumaça, jogou água no pneu e mudou a máquina de lugar. “O trator só não queimou porque a gente viu no comecinho. Sem dúvidas o calor ajudou, mas a réstia do disco do arado fez começar a fumaça.”
Produtor de leite flagrou fumaça em pneu de trator em Buri (SP)
Fábio Antônio Geraldino/Arquivo Pessoal
De acordo com o químico Luiz Fernando Delgado do Nascimento, quando há concentração de energia em um único ponto, há aumento de temperatura e em alguns casos pode causar o incêndio.
“O que ocorreu foi quase igual o que acontece com lente. Quando a luz passa pela lente, ocorre o efeito da refração. Neste caso, como o arado não é lente, o efeito é reflexo. Já tinha calor do dia e é como se somasse a temperatura. Quando incide o reflexo sobre o pneu e a borracha, aumenta o calor e a borracha vai queimar e entrar em chamas”, explica.
*Com informações de Mariz Luiza Orsi/TV TEM
Veja mais notícias no G1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: TEM Notícias 1ª edição de Itapetininga desta sexta-feira, 2

By Midia ABC

Veja Também!